Monday, April 12, 2010

Sobre uma vila e seus livros

Quando me perguntam como é a Noruega eu digo que parece uma mistura de “Caras” com “O senhor dos anéis”. Gente linda, rica, paisagens de tirar o fôlego aliado à riquíssima mitologia viking. Quando se viaja por lá, tudo parece perfeito: Os trens não atrasam, as ruas são imaculadamente limpas, as pessoas simpáticas e solicitas e sim, meu amigo, os fiordes realmente são magníficos! Mas se paga caro por tudo isso, e como! Como os locais costumam dizer: Na Noruega, quando está escrito “Grátis:”quer dizer 30 euros! Em todos os lugares, existem quiosques de informações turísticas, indicações, mapas, panfletos. Quando se viaja, parece que sempre se está numa excursão. É difícil ser um viajante, você, lá, é sempre turista!

Mas mesmo na Noruega é possível encontrar lugares inexplorados, em que alguém ainda se espanta ao ver que você é um forasteiro. Lugares espetaculares como Fjærland onde se ouve apenas o vento do ártico assobiando e cuja a alma são os livros.

Fjærland e uma pequena vila ao noroeste de Bergen, na costa do mar do norte. O local e banhado por um dos mais belos Fiordes do litoral sul norueguês e impressionantemente perto do circuito turístico de Flam e da geleira de Jostedalsbreen (a maior da Europa). Nesta pequena vila, cuja paisagem de fundo beira o insano de tão linda, está a maior concentração de livrarias e sebos do mundo. Isso mesmo, são 24 livrarias para 300 habitantes. Mas esses pequenos locais estão longe de serem simples estabelecimentos de compra e venda de livros. São, isso sim, como templos, algo que beira uma ritualidade religiosa. Os habitantes simplesmente abrem suas casas para o leitor interessado que vasculha as estantes e prateleiras, via de regra, estritamente organizadas, em busca de uma raridade ou mesmo uma boa primeira edição de um Ibsen, no original, é claro.

Raramente se vê um vendedor ou alguém o observando ou mesmo o ajudando a escolher algum volume, você simplesmente passeia, se delicia e se cerca de páginas, capas, línguas e idéias por todos os lados. Em alguns casos, chega-se ao ponto de se ver prateleiras abarrotadas de livros junto a (única) rua da vila com uma pequena placa ao lado “Pegue um e deposite 10 coroas na caixa”. O local exala sapiência e parece um pano de fundo ideal para uma historia de Borges. Algo como “a cidade que tudo sabia” ou algo do gênero.

Impressionantemente, tal lugar não figura como mais de uma linha na maioria dos tais guias e panfletos que se encontram por todo o pais, mas, sem duvida, Fjærland é um lugar mágico, que merece uma peregrinação e uma posição de destaque nos lugares sagrados da Europa, junto a Lurdes e Santiago de Compostela, porém aqui, ao invés de Santos ou Deuses, louvam-se Letras.

No comments: